terça-feira, 5 de outubro de 2010

5 de Outubro de 1910: a BANDEIRA NACIONAL


A bandeira nacional verde-rubra só surgiu depois da instauração da República. Na República de 5 de Outubro de 1910 as bandeiras que esvoaçaram pelas cidades e vilas foram as dos grupos políticos que apoiaram ou aderiram aos revoltosos, e eram muitas. A versão aprovada, da autoria de Columbano Bordalo Pinheiro (Lisboa, 21 de Novembro de 1857 - Lisboa, 6 de Novembro de 1929) foi divulgada numa publicação da Imprensa Nacional, já em 1911, junto com os restantes símbolos gráficos que a representam.

100 anos depois, é utilizada sem alterações (exceptuando as versões chinesas do Euro-2004 e as que no verso ou, pior ainda, em abjecta sobreposição, contêm menções a marcas comerciais).

Tenho reparado que muitas bandeiras, incluindo "oficiais", estão erradas: a faixa que contém os escudos dourados (aceitavelmente reproduzidos a amarelo vivo) não é vermelha (ou encarnada, de acordo com a latitude...). É carmim.

Com muito gosto, partilho convosco, neste Centenário, algumas páginas de um exemplar daquela publicação da minha colecção particular.

Que a República esteja convosco!













Sem comentários: